GUIA PRÁTICO DO CLIENTE DE SEGURANÇA PRIVADA
Segundo o Relatório Anual da Segurança Privada de 2008, último até à presente data, “o sector de segurança privada em Portugal é uma actividade que, durante o ano de 2008, envolveu 160 entidades autorizadas, das quais 105 são entidades prestadoras de serviços de segurança privada. Em termos de vigilantes existem 38 928 activos, ou seja, vinculados por contrato de trabalho a entidades que exercem actividades de segurança privada.”
O citado relatório indica que “O volume global de negócios das actividades de segurança privada legal e regulada pelo regime jurídico da segurança privada, ascende a cerca de 650 milhões de euros.”
Nos termos da lei, a actividade de Segurança Privada tem uma função subsidiária e complementar da actividade das forças e dos serviços de segurança pública do Estado.
Pelo exposto, facilmente se compreende que a Actividade de Segurança Privada em Portugal influencia directamente, quer a economia do nosso país, quer a própria sociedade, através pelos milhares de portugueses ligados ao sector.
Por conseguinte, torna-se imperativo que a ANASP, como entidade representativa do sector, esclareça, todos os interessados, sobre o enquadramento legal do sector em Portugal.
O Regime Jurídico que se aplica à Segurança Privada é o Decreto-Lei 35/2004, de 21 de Fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 198/2005 begin_of_the_skype_highlighting 198/2005 end_of_the_skype_highlighting, de 10 de Novembro e uma segunda vez pela Lei n.º 38/2008, de 8 de Agosto.
Segundo o n.º 3, al. a) art. 1.º, do Decreto-Lei 35/2004, de 21 de Fevereiro considera-se actividade de segurança privada “A prestação de serviços a terceiros por entidades privadas com vista à protecção de pessoas e bens, bem como à prevenção da prática de crimes”.
A actividade de segurança privada compreende os seguintes serviços:
a) A vigilância de bens móveis e imóveis e o controlo de entrada, presença e saída de pessoas, bem como a prevenção da entrada de armas, substâncias e artigos de uso e porte proibidos ou susceptíveis de provocar actos de violência no interior de edifícios ou locais de acesso vedado ou condicionado ao público, designadamente estabelecimentos, certames, espectáculos e convenções;
b) A protecção pessoal, sem prejuízo das competências exclusivas atribuídas às forças de segurança;
c) A exploração e a gestão de centrais de recepção e monitorização de alarmes;
d) O transporte, a guarda, o tratamento e a distribuição de valores.
A prestação dos serviços a cima indicados obriga as entidades de segurança privada a possuírem instalações e meios materiais e humanos adequados ao exercício da sua actividade.
Os vigilantes só podem exercer a actividade de segurança privada quando vinculados por contrato de trabalho às entidades titulares de alvará ou de licença.
As entidades que prestam serviços de segurança ou serviços de autoprotecção, podem ser obrigadas a dispor de um Director de Segurança, que tem como funções ser responsável pela preparação, treino e actuação dos vigilantes.
No exercício da actividade de segurança privada existem requisitos obrigatórios tais como, art. 8º Decreto-Lei 35/2004, de 21 de Fevereiro:
Os administradores ou gerentes de sociedades que exerçam a actividade de segurança privada devem preencher permanente e cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Ser cidadão português, de um Estado membro da União Europeia, de um Estado parte do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu ou, em condições de reciprocidade, de um Estado de língua oficial portuguesa;
b) Possuir a escolaridade obrigatória;
c) Possuir plena capacidade civil;
d) Não ter sido condenado, por sentença transitada em julgado, pela prática de crime doloso contra a vida, a integridade física ou a reserva da vida privada, contra o património, de falsificação, contra a segurança das telecomunicações, contra a ordem e tranquilidade públicas, de resistência ou desobediência à autoridade pública, de detenção ilegal de armas ou por qualquer outro crime doloso punível com pena de prisão superior a 3 anos, sem prejuízo da reabilitação judicial;
e) Não exercer, nem ter exercido, as funções de gerente ou administrador de sociedade de segurança privada condenada, por decisão transitada em julgado, pela prática de três contra-ordenações muito graves no exercício dessa actividade nos três anos precedentes;
f) Não exercer, nem ter exercido, a qualquer título, cargo ou função de fiscalização do exercício da actividade de segurança privada nos três anos precedentes;
g) Não ter sido sancionado, por decisão transitada em julgado, com a pena de separação de serviço ou pena de natureza expulsiva das Forças Armadas, dos serviços que integram o Sistema de Informações da República ou das forças e serviços de segurança.
O responsável pelos serviços de autoprotecção e o pessoal de vigilância devem preencher permanente e cumulativamente os requisitos previstos nas alíneas a) a d), f) e g) do número anterior.
O director de segurança deve preencher permanente e cumulativamente os requisitos previstos nas alíneas a), c), d), f) e g) do n.º 1, bem como ter concluído o ensino secundário.
Os formadores de segurança privada devem preencher permanente e cumulativamente os requisitos previstos nas alíneas c) e e) do n.º 1, bem como terem concluído o ensino secundário.
São requisitos específicos de admissão e permanência na profissão do pessoal de vigilância:
a) Possuir a robustez física e o perfil psicológico necessários para o exercício das suas funções, comprovados por ficha de aptidão, acompanhada de exame psicológico obrigatório, emitida por médico do trabalho, nos termos da legislação em vigor, ou comprovados por ficha de aptidão ou exame equivalente efectuado noutro Estado membro da União Europeia;
b) Ter frequentado, com aproveitamento, cursos de formação nos termos estabelecidos no artigo 9.º, ou cursos idênticos ministrados e reconhecidos noutro Estado membro da União Europeia.
O pessoal da vigilância, no exercício das suas funções profissionais, devem obrigatoriamente usar o uniforme e o cartão profissional, colocado de modo visível.
A actividade de segurança privada só pode ser exercida com a autorização do Ministro da Administração Interna, titulada por alvará e após cumpridos todos os requisitos e condições estabelecidas.
As sociedades que pretendam exercer a actividade de segurança privada devem ter um capital social que não pode ser inferior a:
· € 50.000, se prestarem algum dos serviços previstos na alínea c) referida em cima;
· € 125.000, se prestarem algum dos serviços previstos nas alíneas a) e b) referidas em cima;
· € 250.000, se prestarem algum dos serviços previstos na alínea d) referida em cima.
Compete à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a instrução dos processos de autorização para o exercício da actividade de segurança privada, bem como a emissão de alvarás, licenças e respectivos averbamentos.
O pedido de autorização para o exercício da actividade de segurança privada é formulado em requerimento dirigido ao Ministro da Administração Interna, acompanhado dos seguintes elementos:
· Certidão de teor da descrição e de todas as inscrições em vigor emitida pela Conservatória do Registo Comercial;
· Identificação dos administradores, gerentes e documentos comprovativos de que satisfazem os requisitos exigidos nos n.º 1 e 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 35/2004, de 21 de Fevereiro;
· Identificação das instalações a afectar ao serviço para o qual é requerido o alvará;
· Certidão comprovativa da inexistência de dívidas ao Estado e à segurança social, ou de que o seu pagamento se encontra assegurado, e do cumprimento das obrigações fiscais respeitantes ao ano em que o requerimento é apresentado;
· Modelo de uniforme a utilizar pelo pessoal de vigilância.
Após a entrega do requerimento o processo será submetido ao Ministro da Administração Interna para decisão, a proferir no prazo máximo de 30 dias.
O início do exercício da actividade de segurança privada fica condicionado à comprovação, pelo requerente e no prazo de 90 dias, após a decisão do Ministro da Administração Interna, da existência de:
1. Instalações, meios humanos e materiais adequados;
· Representa requisito específico de admissão e permanência na profissão do pessoal de vigilância (meios humanos), ter frequentado, com aproveitamento, cursos de formação, tais como:
a) Curso Base de Segurança privada (módulo 3 e 4), 100 horas de duração, permite acesso ao cartão profissional MAI;
b) Curso de especialização:
I. Estabelecimentos de Restauração e Bebidas (módulo 6), 52 horas de duração, representa especialização nível 2;
II. Curso Assistente de Recinto Desportivo (ARD), 57 horas de duração, representa especialização nível 2.
2. Caução a favor do Estado, prestada mediante depósito em instituição bancária, seguro-caução à primeira solicitação ou garantia bancária à primeira solicitação, no montante de:
· € 28.000 – Para a prestação dos serviços de (quando requeridos isoladamente):
a. vigilância de bens móveis e imóveis e o controlo da entrada, presença e saída de pessoas, em como a prevenção da entrada de armas, substâncias e artigos de uso e porte proibidos ou susceptíveis de provocar actos de violência no interior de edifícios ou locais de acesso vedado ou condicionado ao público, designadamente estabelecimentos, certames, espectáculos e convenções.
b. protecção pessoal.
c. transporte, a guarda, o tratamento e a distribuição de valores.
· € 22.500 - Para a prestação dos serviços de exploração e gestão de centrais de recepção e monitorização de alarmes (quando requeridos isoladamente).
· € 1.250 – Valor a acrescer ao valor da caução fixado nos termos anteriores, para cada uma das autorizações requeridas, no caso de ser solicitada autorização para a prestação de vários serviços.
· € 19.000 - Organização, em proveito próprio, de serviços de autoprotecção.
3. Director de segurança, quando obrigatório;
4. Quinze trabalhadores a ele vinculados por contrato de trabalho e inscritos num regime de protecção social;
5. Seguro de responsabilidade civil no valor mínimo de (euro) 250.000;
6. Seguro contra roubo e furto no valor mínimo de (euro) 2.000.000, no caso da prestação dos serviços de segurança ser de transporte, guarda, tratamento e distribuição de valores.
7. Pagamento da taxa de emissão de alvará, no montante de:
· € 10.000 - Emissão de alvará para o exercício dos serviços de vigilância de bens móveis e imóveis e o controlo da entrada, presença e saída de pessoas, bem como a prevenção da entrada de armas, substâncias e artigos de uso e porte proibidos ou susceptíveis de provocar actos de violência no interior de edifícios ou locais de acesso vedado ou condicionado ao público, designadamente estabelecimentos, certames, espectáculos e convenções;
· € 10.000 - Emissão de alvará para o exercício dos serviços de protecção pessoal.
· € 7.500 - Emissão de alvará para o exercício dos serviços de exploração e gestão de centrais de recepção e monitorização de alarmes.
· € 20.000 - Emissão de alvará para o exercício dos serviços de transporte, a guarda, o tratamento e a distribuição de valores.
· € 500 - Emissão de licença para a organização de serviços de autoprotecção.
· € 500 - Taxa de averbamento no alvará ou na licença.
As entidades que exerçam Segurança Privada, sem o necessário alvará ou licença, são punidas com uma coima de valor situado entre os 10.000€ e 40.000€, se forem pessoas colectivas, e entre os 400€ e os 2000€ se forem pessoas singulares.
Podendo ainda ser aplicadas sanções acessórias, que poderão terminar no encerramento do estabelecimento, por um período não superior a dois anos ou pela interdição do exercício de funções ou prestação de Serviços de Segurança Privada, por idêntico período.
Paralelamente a esta realidade legal existem EMPRESAS “CLANDESTINA”, onde impera a ilegalidade e o seu funcionamento é encontra-se afastado de tudo o que a lei obriga e determina.
Estas “empresas” cometem actos como:
• Admissão de pessoas não habilitadas (sem curso de formação);
• Não verificam de antecedentes criminais;
• Não são feitos exames de saúde física e mental;
• Colocam ao dispor dos vigilantes Porte de arma de fogo;
• Não respeitam a escolaridade mínima;
• Não respeitam o salário definido;
Não celebram contrato de trabalho com o vigilante;
• Não tem seguro;
• Não efectuam os devidos descontos;
• Não são responsabilizadas, quer civilmente, quer criminalmente pelas suas actuações.
No momento, da celebração do contrato de prestação de serviço com um cliente, tais “empresas” não apresentam tais requisitos e tratam tais factos como irrelevantes e ultrapassáveis.
Contudo a nossa realidade legal não diz o mesmo, pois não é essa a forma de se exercer a actividades da segurança privada e a lei é bastante clara, quanto aos requisitos obrigatórios para o exercício da actividade.
Por conseguinte, tudo a cima referido é obrigatório para as entidades prestadoras da actividade de segurança privada.
Portanto, aquando da celebração de um contrato de prestação dos serviços de segurança privada, conheça a empresa que pretende contratar e os métodos de funcionamento dos seus vigilantes, visitando a empresa. Principalmente garanta que quem lhe vai prestar a segurança obteve a devida formação e habilitação para tal.
Junto da empresa requeira um plano de segurança, onde deverá estar especificado o número adequado de vigilantes a ser utilizado; o sistema de alarme adequado e/ou outros dispositivos de segurança a serem utilizados, de forma que seja garantida a integridade física de pessoas ou do local onde serão prestados os serviços.
Exija o Alvará/Licença de Funcionamento, os horários laborais de cada vigilante, os turnos e fiscalize se tal é cumprido, pois só assim garantimos a qualidade do serviço.
Dr.ª Eva Mendes
(Directora do Depertamento Júridico da ANASP)
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